23 de set de 2013

A História de um Pensador.


Linhas Tortas


Alguns às vezes me tiram o sono, mas não me tiram o sonho
 Por isso eu amo e declamo, por isso eu canto e componho
 Não sou o dono do mundo, mas sou um filho do dono
 Do verdadeiro Patrão, do verdadeiro Patrono

- E aí, Gabriel, desistiu do cachê?
 - Cancelei um trabalho aí pra não me aborrecer.
 - Explica melhor, o que foi que você fez?
 - Tá, tudo bem, eu explico pra vocês:

Tudo começou na aula de português
 Eu tinha uns cinco anos, ou talvez uns seis
 Comecei a escrever, aprendi a ortografia
 Depois as redações, para a nossa alegria
 Professora dava tema-livre, eu demorava
 Pra escolher um tema, mas depois eu viajava
 E nessas viagens os personagens surgiam
 Pensavam, sentiam, choravam, sorriam
 Aí a minha tia-avó, veja só você
 Me deu de aniversário uma máquina de escrever
 Eu me senti um baita jornalista, tchê
 Que nem a minha mãe, que trabalhava na TV
 Depois, já aos quinze, mas com muita timidez
 Fiquei muito sem graça com o que a professora fez
 Ela pegou meu texto e leu pra turma inteira ouvir
 Até fiquei feliz mas com vontade de fugir
 Então eu descobri que já nasci com esse problema
 Eu gosto de escrever, eu gosto de escrever, crer, ver
 Ver, crer, eu gosto de escrever e escrevo até até poema

REFRÃO
 Meu Pai, eu confesso, eu faço prosa e verso
 Na feira eu vendo livro, no show eu vendo ingresso
 Na loja eu vendo disco, já vendi mais de um milhão
 Se isso for um crime, quero ir logo pra prisão

- Ih, pensador, isso é grave, hein!

É, vovó dizia que eu já escrevia bem
 Tentei me controlar, me ocupar com um esporte
 Surf, futebol, mas não era o meu forte
 Um dia eu fiz uns raps e achei que tava bom
 Me batizei de Pensador e quis fazer um som
 Ficar famoso e rico nunca foi minha meta
 Minha mãe já era isso, eu só queria ser poeta
 Meu pai, um homem sério, um gaúcho de POA
 Formado em medicina, não podia acreditar
 Ao ver o seu garoto Gabriel
 Com um fone nos ouvidos viajando com a caneta no papel
 - O que você tá fazendo? Vai dormir, moleque!
 - Ah, pai, peraí, eu só tô fazendo um rap!
 Ninguém sabia bem o que era, mas eu tava viciado naquilo
 E viciei uma galera!

REFRÃO

Não tô vendendo crack, não tô vendendo pó
 Não tô vendendo fumo, não tô vendendo cola
 Mas muitos me disseram que o que eu faço é viciante
 E vicia os estudantes quando eu entro nas escolas
 Até os professores às vezes se contaminam
 Copiam minhas letras e textos e disseminam
 Sementes do que eu faço, já não sei se é bom ou mau
 Mas sei que muito aluno começa a fazer igual
 Escrevendo poemas, escrevendo redações
 Fazendo até uns raps e umas apresentações
 Me lembro dos meus filhos e a saudade é cruel
 Solidão me acompanha de hotel em hotel
 Casamento acabou, eu perdi na estrada
 O amor que ainda tenho é o amor da palavra
 É falar e cantar, despertar consciências
 Dediquei a vida a isso e a maior recompensa
 É servir de referência pra quem pensa parecido
 Pra quem tenta se expressar e nunca é ouvido
 É olhar pra minha frente e enxergar um mar de gente
 E mergulhar no fundo dos seus corações e mentes
 É esse o meu mergulho, não é o do Tio Patinhas
 É esse o meu orgulho, escrever as minhas linhas
 Escrevo em linhas tortas, inspirado por alguém
 Que me deu uma missão que eu tento cumprir bem
 Escuto os corações, como um cardiologista
 Traduzo o que eles dizem como faz qualquer artista
 Que ganha o seu cachê, que é fruto do trabalho
 De cigarra e de formiga, e eu não sei o quanto eu valho
 Mas sei que quando eu ganho, divido e multiplico
 E quanto mais eu vou dividindo, mais fico rico
 Rico da riqueza verdadeira que é de graça
 Como um só sorriso que ilumina toda a praça
 Sorriso emocionado de um senhor experiente
 Em pé há duas horas debaixo do sol quente
 Ouvindo os meus poemas em total sintonia
 Eu sou ele amanhã, e hoje é só poesia.

REFRÃO...

(Gabriel O pensador)



Achei muito interessante a história do Gabriel nesse Rap.  Não conhecia!

E por falar nisso, eu não consigo entender o porquê de tanto preconceito com relação alguns gêneros musicais.
Curtir ou não curtir, tudo bem. É apenas questão de gosto. Mas preconceito?
Tudo é poesia, tudo é arte e nada tem a ver com caráter, concorda?

Um forte e carinhoso abraço em todos.




8 comentários:

  1. Olá Lu...

    Conheço várias músicas dele, mas essa ainda não conhecia.
    Muito, muito boa a música e muito inspiradora também. É o que devíamos todos fazer. Dar mais importância as palavras, de modo geral. Muitas pessoas não imaginam o poder que elas possuem...

    Boa noite Lu...

    ResponderExcluir
  2. LÚ Minha Linda Menina !!! Quanta saudade !!! Estava Em Falta contigo !!! Olha meus tel Continuam os mesmos !!! Vamos nos falar !!! O GABRIEL É O CARA !!! AMO DE PAIXÃO E VOCÊ É MUITO !!! MUITO MAIS QUE PENSEI !!! Um Beijo no CoraçÃo Do Amigo Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. @Por Amor

    Pedro meu amigo!Saudades de vc tambem!

    Ninguem esta em falta com ninguem, viu nao se preocupe.Estamos todos aí, pois amizade verdadeira a gente eterniza mesmo quando estamos ausentes, nao é verdade?

    Vou te ligar sim. Vou ver se seu numero esta no chip porque o antigo aparelho deu um piripaque e desconfigurou todo e la se foi a minha agenda. Agora estou em operaçao resgate.rs Se eu nao encontrar, eu te peço pelo email, ok?

    Beijo de tua amiga e irma caçula. Nao era sim que me chamava? rs

    Espero que esteja bem.Te gosto muito meu irmaozinho!Sabe disso...

    ResponderExcluir
  4. Lu minha doce amiga.

    Que linda historia!
    Que garra dele pra chegar onde chegou.

    Concordo com voce sim, arte é arte, carater é carater. Ninquen tem que confundir isso, Chega dessa coisa de preconceito e deturpaçoes.

    Lindo post Lu. Voce sempre assim, cheia de atitude. Adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Verdade!... Não que fazer discriminação com qualquer tipo, ou proposta de música. Todas têm os seus apologistas, que há a respeitar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O amor dele é grande, nele cabem palavras, versos, canções. Gostei da postagem, não conhecia sua caminhada. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Esperando o voo, no retorno pra casa depois de dias maravilhoso em JPessoa, vim agradecer e deixo um beijo,chica

    ResponderExcluir
  8. @✿ chica

    Obrigada pela visita e seja muito bem-vinda, querida!

    Uma otima viagem de volta!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo. Aqui você vai encontrar um pouco de acidez, mas tem um pouco de doçura também, como a vida. Fique a vontade para deixar o seu comentário atitude. Logo após a leitura, o mesmo será publicado.
Muito obrigada pela visita e volte o quanto desejar.
Abraços carinhosos!

Lu Nogfer (Administradora)
Contato: lu.nogfer@hotmail.com