19 de out. de 2016

O Amor Inteligente

"Nada é tão belo quanto cultivar relações saudáveis e nada é mais deprimente que construir relações doentes. Não há soluções mágicas, é necessário educar a emoção, equipar o intelecto.
(...)
Precisamos conhecer os papéis do Eu, que representa a capacidade de escolha. Entre esses papéis, o de ser autor da própria história, um protetor do psiquismo, um jardineiro do território da emoção,  um plantador de janelas light na memória de quem ama.

Brigar, gritar, impor ideias, nem de longe significa ter um Eu forte, mas sim frágil. Falar o que vem à mente, dizer sempre a verdade, nem sempre é a expressão de um Eu maduro, mas sim, de quem não tem autocontrole.  Um Eu forte e maduro aquieta sua ansiedade, protege quem ama, pede desculpas sem medo, aponta primeiro o dedo para si antes de falar dos erros do outro, repensa a sua história, exige menos e se doa mais, não tem a necessidade neurótica de mudar quem está a seu redor. Conhece portanto todas as letras do alfabeto do amor inteligente."

 -Augusto Cury

13 comentários:

  1. Gostaria de partilhar contigo a postagem que publiquei no dia 19/10/16, no meu blog A CASA DA MARIQUINHAS/, que assinala o meu regresso à blogosfera após as férias.
    Desde já o meu “Bem hajas!”
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    PS – Desculpa o “copy & paste”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se desculpar amiga Mariazita. Nao há problemas com isto.
      E sim, passarei por lá amanha pois hoje ja se faz tarde. Grata pelo convite e desde já bom regresso.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Lu, minha amiga
    No meu comentário anterior nada disse acerca da sua postagem, mas penso que entendeu o porquê...
    Mas aqui estou de novo e desta vez li o excelente texto de Augusto Cury com o qual estou perfeitamente de acordo.
    De facto as brigas não conduzem a nada, apenas servem para agudizar situações que já de si estão fragilizadas, ao mesmo tempo que mostram insegurança da parte de quem as provoca.
    Quem ama de verdade não agride, pelo contrário, fala calmamente, mesmo quando está em desacordo com a opinião do ser amado.
    Há demasiada violência no mundo, precisamos aprender a dominar nossos "instintos explosivos" :)

    Votos de uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  3. Mariazita, entendi sim, minha querida. Mas adorei que você tenha voltado e deixado as suas palavras. É isso mesmo: "Quem ama de verdade não agride"

    Feliz semana pra ti tambem, amiga.
    Beijinhos!


    ResponderExcluir
  4. Lembra de seu antigo blog?
    Comentei lá
    POr favor veja!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidney que bom vê-lo aqui.
      Irei sim e estarei lhe respondendo. É só o tempo de me recompor pois cheguei agora de uma viagem cansadíssima é muito triste por sinal pois perdi a minha doce mãe e estou com o coração dilacerado. No link do G+ talvez consiga ler a nota a respeito:https://plus.google.com/+LuNogfer.

      Agradeço muitíssimo a sua vida. pois amigos especiais como você sempre nos adivinham.

      Beijos!

      Excluir
  5. Gostaria de partilhar contigo a postagem que publiquei ontem, dia 09/11/16, no meu blog A CASA DA MARIQUINHAS/
    Desde já o meu “Bem hajas!”
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    PS – Desculpa o “copy & paste”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mariazita, estou me recuperando de uma perda irreparável. Deus levou a minha mãe e eu ando muito triste apesar de conformada pois ela nada sofreu antes da partida e sei que esta nos braços de Deus. Assim que tiver um pouco de ânimo passo por lá. Muito obrigada!

      Excluir
  6. Peço desculpa lindona, mas só hoje consegui perceber o que se passava contigo. Devido à excessiva carga de trabalho que envolveu muitas viagens pelo meio, fui forçado a ausentar-me do meu blogue, mas aos poucos começo a regressar.

    Um abraço solidário e muita força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo meu querido e agradeço a força. Talvez eu volte também mas ainda não tenho ânimo para escrever mas quem sabe...
      Muito obrigada!

      Excluir

Seja bem-vindo. Aqui você vai encontrar um pouco de acidez, mas tem um pouco de doçura também, como a vida. Fique a vontade para deixar o seu comentário atitude. Logo após a leitura, o mesmo será publicado.
Muito obrigada pela visita e volte o quanto desejar.
Abraços carinhosos!

Lu Nogfer (Administradora)
Contato: lu.nogfer@hotmail.com